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Afinal, como vender na internet? Vários empreendedores entraram na onda do digital logo no começo, pagaram para construir um site, mas tiveram uma triste surpresa — a página não recebe visitas e não gera compras.

Qual foi o erro? Foi construir um site? Foi despender energia e dinheiro na criação de uma página na internet?

Se você está chegando aqui agora, ainda não sabe que eu considero a criação do site um dos fundamentos de uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Sim, o site é imprescindível para a maioria dos negócios, com raras exceções. Inclusive, eu explico por que eu penso dessa forma em um artigo que você pode conferir neste link.

Porém, ao mesmo tempo em que a empresa cria seu site, ela precisa de uma estratégia para levar pessoas até ele. Isso se chama geração de tráfego.

Em um contexto virtual, a página da internet é uma de suas vitrines. As pessoas precisam passar em frente à vitrine para se interessarem pelos seus produtos e, talvez, comprá-los.

Mas então, como atrair visitantes para o meu site? Isso é o que você vai descobrir neste post. Continue a leitura!

Como vender na internet? Atraia visitantes com o tráfego pago

A maneira mais rápida de atrair visitantes para seu site é com o tráfego pago. Com ele, você anuncia seu produto ou serviço e, quem está procurando por isso clica no link e chega à sua página.

Existem diversas formas de anunciar na internet. Veja quais são elas:

Facebook Ads

Uma das principais plataformas para anúncios é o Facebook Ads. Através dela, você pode anunciar tanto no Facebook quanto no Instagram e outros locais, como a propaganda que aparece quando você perde um jogo, por exemplo.

O Facebook Ads tem vantagens e desvantagens, como qualquer outro recurso. Você pode atingir as pessoas que estão nessas redes sociais, mas não aquelas que não as utilizam no dia a dia.

Ainda assim, você atingirá um público muito grande. Segundo o relatório anual We Are Social, produzido pela Hootsuite, são 130 milhões de usuários do Facebook no Brasil. No Instagram, eles são 99 milhões.

Google Ads

O Google Ads é outra plataforma através da qual você pode anunciar na internet. Ela apresenta vários formatos possíveis, como os anúncios na rede de pesquisa, na rede de display, no Explorer, nos stories… prometo explicar as opções em outro post.

Além disso, o Google também é proprietário do YouTube. Portanto, todas aquelas propagandas que você vê quando vai assistir um vídeo ou que interrompem o seu programa são contratadas por meio desta plataforma.

Outras opções de anúncios na internet

Estão surgindo cada vez mais plataformas que permitem anunciar online. Atualmente o TikTok está em franco crescimento e já atrai investimento de grandes marcas, que utilizam vídeos impulsionados ou, em outros casos, aliam-se a influenciadores.

Outra plataforma não tão conhecida, mas muito efetiva, é o Pinterest. Essa é uma ferramenta espetacular para a geração de tráfego e que tem como uma de suas características atrair um público um pouco mais qualificado.

Como terceira opção aqui neste post, mas não a única, existem divulgadores de notícias. Sua empresa pode pagar para que uma matéria apareça em portais como IG, Terra, Metrópoles e muitos outros blogs e sites relacionados à sua área de atuação.

Desafios para a geração de tráfego pago

Se o tráfego pago alcança tantas pessoas e traz resultados rápidos, por que uma empresa precisa diversificar sua estratégia de marketing.

Por vários motivos. O primeiro deles é porque o tráfego é, como o nome diz, pago. Embora seu custo seja muito menor que o de publicação em revistas, rádio ou TV, como acontecia anteriormente, ainda assim exige investimento constante.

Além disso, o preço desses anúncios é definido por um leilão que acontece automaticamente. Por isso, à medida que os concorrentes também começam a anunciar, o preço dessa exibição aumenta.

Porém, não é só isso. Até pouco tempo atrás, os sistemas compartilhavam informações entre si de forma livre. Assim, se eu pesquisasse por “viagem para Maceió” no Google, os anunciantes mostravam propagandas para mim em diversos outros locais, como Instagram, tela de jogos, e assim por diante.

Desde o início deste ano, a Apple lançou um sistema que permite que o usuário decida não compartilhar esses dados. Isso significa que a informação que eu deixei no Google, através da minha busca, não pode ser compartilhada com outros aplicativos. O inverso também é verdadeiro.

Muitos usuários da Apple escolheram não compartilhar suas informações, embora a maioria deles não saiba que isso não muda, de fato, a forma como seus dados sensíveis são expostos.

Ainda segundo o We Are Social, no Brasil 40% dos usuários de internet de 16 a 64 anos utilizam algum dispositivo ou ferramenta para bloquear anúncios. Portanto, ficará mais difícil anunciar e essa atividade exigirá cada vez mais expertise do gestor de tráfego.

Honestamente, não acredito que a questão em jogo seja a privacidade. Minha posição é de que as empresas que estão facilitando esse bloqueio, como a Apple, estão mais interessadas em monetizar a partir desta proibição.

De qualquer forma, essas dificuldades com o tráfego pago mostram a importância de não basear as estratégias de marketing em uma única ação. Assim como no mercado financeiro, uma boa estratégia envolve diversificação.

Como vender na internet? Atraia visitantes com o marketing de conteúdo

Se está cada vez mais difícil anunciar, qual é a opção. Uma das minhas preferidas, de longe, é o Marketing de Conteúdo. Para falar a verdade, eu “nasci” para o mundo do marketing produzindo conteúdo e vejo excelentes resultados.

De forma muito didática e resumida, produzir marketing de conteúdo é falar dos temas que o usuário da internet quer entender ao longo da jornada de compra.

Portanto, imagine que você tenha um pet shop. Em seus canais digitais, seja um blog ou um vídeo no YouTube, você vai falar sobre os temas que os donos de animais querem saber.

Talvez alguns desses temas sejam: “como reduzir a ansiedade do cachorro que fica sozinho”, “como acabar com as pulgas e carrapatos”, “como escolher a melhor ração para o meu gato”, e assim por diante.

A principal diferença entre a propaganda e o marketing de conteúdo, além de seu formato, é o fato de que o usuário da internet está buscando a informação. Não é um anúncio que invade seu entretenimento ou navegação.

Desta forma, a empresa cria alguns fatores importantes para levar a pessoa à decisão de compra. O primeiro delas é o gatilho mental da reciprocidade. Se o site ofereceu a informação que eu precisava, eu me torno grato a ele e tenho mais chances de me tornar cliente desta empresa.

O segundo fator é o gatilho da autoridade. À medida que a empresa responde às principais dúvidas de seus clientes gerando informação de qualidade, ela se destaca dos seus concorrentes, porque demonstra profundo conhecimento sobre o que faz.

Neste momento, especificamente, nós estamos vivendo o que eu chamo de Era da Autoridade. Se a sua empresa conquista essa posição, não tenha dúvidas de que ela terá muitas vantagens em relação aos concorrentes.

Inclusive, eu tenho alguns cases de sucesso incríveis, todos conquistados com Marketing de Conteúdo. Em breve eu conto sobre o principal deles aqui no blog.

Como apaixonada por essa estratégia, eu não conseguiria falar sobre ela em apenas um tópico de um dos posts. Mas eu já fiz uma publicação mostrando as vantagens do Marketing de Conteúdo. Confira!

Como vender na internet? Atraia visitantes com as redes sociais

A principal vantagem das redes sociais é, sem dúvida, ter a possibilidade de vender sem investir dinheiro nessas plataformas.

Porém, preciso admitir: vender nas redes sociais já foi mais fácil. Atualmente, o Facebook e o Instagram entregam pouquíssimo conteúdo orgânico e se o empreendedor quiser que sua mensagem alcance um grande público, precisa pagar para anunciar.

No entanto, não adianta reclamar do algoritmo. Existem, sim, estratégias que permitem captar clientes por meio das redes sociais. Para tirar o melhor proveito possível, é preciso descobrir em qual delas o seu público se encontra e adequar sua linguagem para atingi-lo de forma efetiva.

Essas são as três principais estratégias para atrair visitantes para o site e, desta forma, vender na internet. Quer saber mais? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos práticos para impulsionar seu marketing.