Escolha uma Página

Para entrar no comércio eletrônico, basta criar um site, exibir seus produtos e voilá! As vendas acontecem, não é mesmo?

Muitos empreendedores estão pagando caro para descobrir que não, não é assim que as coisas ocorrem. Eles criaram uma página na internet, mas o site não vende.

É possível, sim, enfrentar um erro retumbante no Marketing Digital. Porém, a culpa não é do método, mas dos erros em sua aplicação.

Quer saber o que pode estar acontecendo para um site não gerar vendas? Então, não perca este post.

Vou explicar os principais erros de quem está tentando apostar no Marketing Digital, mas nem sempre está fazendo a coisa certa. Confira!

1. Os consumidores não chegam ao site

Esse é um dos problemas mais comuns para quem se aventura no comércio eletrônico.

Tão importante quanto criar uma loja virtual ou um blog comercial é fazer o necessário para que ele apareça nos resultados dos mecanismos de busca.

É comprovado que 75% dos usuários da internet NUNCA passam da primeira página dos resultados de busca. 68% de todos os cliques vão apenas para os três primeiros resultados.

Portanto, para conseguir que as pessoas encontrem seu site, cliquem nele e se interessem pelos seus produtos, é preciso garantir que ele esteja entre esses primeiros resultados. Como fazer isso?

O primeiro passo é otimizar seu site para os mecanismos de busca com estratégias de SEO. Isso vai garantir que os robôs do Google entendam do que ele trata e mostrem o seu link para quem está em busca daquele assunto.

Além disso, principalmente no início do funcionamento, é importante investir em anúncios para seu site. As redes sociais também são excelentes para atrair visitantes.

Isso vai aumentar o número de visitantes até que ele se torne mais conhecido e tenha uma busca orgânica (não paga) suficiente para sustentar o negócio.

2. O site não leva em conta o funil de vendas

O objetivo do site não é simplesmente ser legal, gerar curtidas e comentários. Mais que isso, ele precisa convencer sua persona a comprar o produto.

Mas isso não pode ser feito de uma maneira impositiva ou apelativa. Esse convencimento acontece à medida que o consumidor é conduzido pelas diferentes etapas do funil de vendas.

Portanto, à medida que ele progride em sua consciência do problema e conhecimento das soluções, ele avança rumo à compra.

É por isso que o conteúdo do seu precisa ser elaborado de acordo com o funil de vendas.

É preciso que ele tenha conteúdo suficiente para cada uma das etapas, assim como os gatilhos necessários para conduzir o consumidor ao próximo estágio.

Quando isso não acontece, seu site pode até ser um entretenimento interessante, mas jamais vai cumprir sua principal missão: vender!

3. Falta de conhecimento das opções em Marketing Digital

Muita gente pensa que Marketing Digital é criar um site e uma página nas redes sociais. Nada mais equivocado! Existem tantos recursos: blogs, sites, redes sociais, anúncios, aplicativos específicos etc.

Os negócios não são todos iguais. Seu público-alvo é diferente, a linguagem ideal para alcançá-los varia, assim como os canais onde eles podem ser encontrados.

Por isso, é preciso:

  • conhecer as muitas opções do Marketing Digital;
  • identificar os canais mais efetivos para alcançar seu público-alvo;
  • usar a linguagem adequada para convencê-los;
  • programar ações apropriadas para cada etapa do funil de vendas;
  • criar uma programação consistente para utilizar essas mídias;
  • analisar as métricas das suas campanhas para otimizar as próximas.

Mais que conhecer os meios, é fundamental saber como utilizar cada um deles e em qual momento da jornada de compra. Esse cuidado é essencial para garantir retorno ao investimento realizado.

4. Copiar a estratégia dos coleguinhas

“A empresa X usou um site, um blog e um perfil no Facebook para sua estratégia de Marketing Digital e teve ótimos resultados. Isso significa que vai funcionar para minha empresa também, certo?” Não, está com-ple-ta-men-te errado.

Na verdade, cada segmento tem necessidades e características específicas. Até mesmo dentro de um único segmento, existem variações que exigem estratégias diferentes. Quer um exemplo?

Vamos pensar em duas empresas do ramo alimentício: uma pizzaria do bairro e uma loja de alimentos naturais.

No primeiro caso, a pizzaria, pode não ser tão útil investir em um blog. Ela pode ter uma página estática com seu cardápio (sempre com muitas imagens), contas em redes sociais, usar um aplicativo de alimentação e uma boa estratégia de e-mail marketing para fidelizar os consumidores.

Agora vamos avaliar o segundo caso: a loja de alimentos naturais. Esse é um segmento que está crescendo muito, já que as pessoas estão se interessando por um estilo de vida mais saudável.

No entanto, para atrair clientes, ela vai precisar de outra estratégia. Nesse caso, um blog é praticamente indispensável. Ele pode conter dicas sobre vida e alimentação saudável.

Entre seus posts, ela pode tratar dos benefícios de produtos e ingredientes específicos para a saúde, a importância de seu consumo e sugestões para incluí-los na dieta — incluindo os pratos e opções que ela oferece.

Ela pode usar o aplicativo de alimentação? Com certeza! Aliás, ela deve recorrer a todos os outros recursos que a pizzaria utilizou. Porém, no caso dela, o blog é um aliado muito importante.

Portanto, não adianta tentar apenas copiar a estratégia dos outros negócios. É preciso desenvolver um plano de Marketing Digital individualizado, elaborado a partir das características da sua empresa e de seu público-alvo.

5. O site não vende por usar ações isoladas

Aí está outro erro frequente. Alguns empreendedores não entendem que muitas das ações de Marketing Digital devem ser coordenadas, e não feitas isoladamente.

Vamos a um exemplo prático: a empresa viu as estatísticas do e-mail marketing e ficou deslumbrada quando viu as taxas de conversão. Então, logo veio a ideia brilhante de investir nesse método.

Mas o que ela começa a fazer  depois disso? Ela usa seu banco de dados repletos de e-mails para começar a enviar propaganda para os leads. Aborda promoções e descontos, nada além disso.

Sabe o que essa empresa começa a perceber? Que os leads param de abrir seus e-mails. Não só isso: eles cancelam sua inscrição e até mesmo bloqueiam o remetente, sinalizando-o como spam!

O que aconteceu? A empresa não entendeu que, na maioria dos negócios, o e-mail precisa ser aliado a uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo! Como já falei aqui no blog, as pessoas não estão interessadas na sua propaganda!

Embora existam exceções, um consumidor espera abrir o e-mail marketing e encontrar conteúdo relevante.

Voltando ao exemplo da loja de alimentos naturais, poderiam ser receitas saudáveis, informações sobre a importância de um determinado nutriente para a saúde da pele, e assim por diante.

Mais uma vez, preciso bater na tecla: só um especialista em Marketing Digital pode orientá-lo quanto às estratégias relevantes ou não para seu negócio, e a quais ações elas devem ser aliadas.

Entendeu quais são os 5 principais erros que levam ao fracasso no Marketing Digital? Já viu como essa estratégia deve ser apoiada no funil de vendas? Ainda não? Então continue aqui no blog e confira o post!