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Eu vou contar a verdade: a maior parte deste post foi publicado pela primeira vez três anos atrás. Desde aquela época, o marketing de conteúdo poderia ter se tornado irrelevante. O tráfego pago cresceu. Algumas redes sociais surgiram e ganharam espaço, outras entraram em decadência. Influenciadores digitais passaram a ganhar e vender milhões.

Com tantas mudanças, parecia que o marketing de conteúdo não teria mais espaço no mercado. Afinal, quem iria continuar investindo na produção de artigos ou vídeos para vender se existiam caminhos aparentemente mais diretos de atração?

Mas hoje, chegando ao fim de 2021, tudo o que escrevi no post original se tornou ainda mais verdadeiro. Eu entro no Instagram e vejo pessoas reclamando que o alcance de seus posts caiu e que os Stories têm cada vez menos visualizações.

Até mesmo os Reels, que prometiam ser alavancados para competir com o Tik Tok, já não proporcionam o mesmo alcance. E sim, nas redes dos meus clientes isso também acontece.

E ainda tem mais: desde a pandemia, quem não morreu foi para o digital. Portanto, o preço do tráfego pago subiu muito. Quer achar o consumidor prontinho para comprar? Pague mais!

O fato é, apesar de todas essas mudanças, as estratégias baseadas em produção de conteúdo continuaram com resultados incríveis. Inclusive, um dos meus clientes só sobreviveu por isso.

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo? Quão importante é investir nele? Neste post, nós vamos falar sobre este assunto.

O conceito de Marketing de Conteúdo

É possível que você encontre muitas definições para Marketing de Conteúdo, e algumas delas podem ser bastante acadêmicas. Na teoria, conteúdo é tudo que sua empresa publica: um texto como este no blog, os vídeos em canais do YouTube ou IGTV, ou mesmo uma foto no Instagram.

Porém, não fique preso a esta primeira visão, que é bastante superficial. Depois de anos trabalhando com Marketing de Conteúdo, eu entendo que esta é uma abordagem que publica informações estratégicas para atrair o lead para o seu negócio e o conduz através da jornada de compra.

É possível manter uma estratégica de conteúdo em redes sociais sem criar um site ou blog? Sim, mas há alguns riscos e eu vou falar sobre eles em outro post. Eu geralmente recomendo que o cliente tenha os dois: seu próprio site como um pilar (afinal, é seu território na internet) + redes sociais.

Mas, de qualquer forma, é importante que você compreenda a importância de investir em uma estratégia de conteúdo. Quer saber mais? Veja a seguir.

Mudanças no comportamento do consumidor

Eu não sei quantos anos você tem. Quando eu escrevi este texto, eu tinha 41 verões (sim, eu não nasci na primavera). Agora, estou vivendo os últimos dias dos meus 44 anos.

Isso significa que eu vivi em um tempo completamente diferente e me lembro muito bem como era o processo de compra no passado.

Se você queria uma geladeira, um carro, uma bicicleta e, mais tarde, um computador ou qualquer outro bem de consumo, não havia outro jeito — você tinha que ir às lojas.

Então, os vendedores mostravam o que estava disponível no mercado e falavam a respeito das características e vantagens de cada um dos produtos. E quem vende o peixe, como você sabe, sempre tem seus próprios interesses.

Até era possível visitar outras lojas, comparar preços e buscar diferentes opções de pagamento. Porém, a situação era sempre a mesma: o consumidor dependia da informação do vendedor para conhecer opções e escolher “a melhor”.

Não podemos negar que havia outras fontes de informação, como propaganda na mídia tradicional (TV, jornais, revistas, rádios, outdoors) e o boca a boca. Mas antes das redes sociais, as pessoas tinham um círculo limitado para opinar e receber opiniões.

E hoje, como o processo de compra funciona?

Vamos aos fatos: 93% dos consumidores começam seu processo de compra com uma busca na internet. Isso significa que, antes de irem a uma loja, eles já sabem:

  • as marcas e modelos que o mercado oferece; 
  • as características técnicas desses modelos; 
  • a média de preços praticadas pelas lojas; 
  • as opiniões que os consumidores expressam sobre os produtos por meio de reviews, classificações e comentários nas mídias sociais;
  • possíveis reclamações sobre os problemas dos produtos ou do vendedor (mau atendimento, atraso na entrega, dificuldade para resolver um problema com um produto).

Essas são algumas das informações que o consumidor obtém mesmo antes de chegar a uma loja física ou comprar através do e-commerce. POrtanto, atualmente, é o conteúdo que conduz o comprador através do funil de vendas.

A importância de investir em Marketing de Conteúdo

Se o comportamento do consumidor mudou, aqueles que querem sobreviver no mercado devem também se adaptar. E se o conteúdo é o que faz o papel de vendedor, o empreendedor não pode deixar de usar esse recurso.

Esse é o cenário que faz o blog da empresa ou o canal de vídeo essencial para a estratégia de vendas. O Marketing de Conteúdo é essencial para atrair interessados, informar o consumidor, construir confiança na marca e gerar vendas.

Eu listei alguns tópicos que mostram a importância do Marketing de Conteúdo para uma empresa hoje:

1. O Marketing de Conteúdo identifica necessidades

Acredite: seu futuro consumidor pode nem mesmo saber do que ele realmente precisa. Frequentemente, ele só enxerga o problema. Em outros casos, nota apenas os sintomas. Portanto, é natural que ele não saiba todas as opções para resolver a situação.

O Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia para ajudar a persona a identificar suas necessidades. Mais que isso, ela mostra — em um processo previsível e seguro, o funil de vendas — que seu negócio tem a solução.

2. Marketing de Conteúdo confere credibilidade à sua marca

Hoje, informação é decisiva no processo de compra. O consumidor não quer ter surpresas e, portanto, valoriza aqueles que realmente esclarecem tudo que eles querem saber sobre um produto ou serviço.

Quando sua empresa produz e dissemina conteúdo, ela desempenha esse papel. Isso demonstra que seu interesse não é enganar o consumidor e vender algo a qualquer custo. Ela mostra que realmente quer ajudar a encontrar a melhor solução para o problema.

Esta atitude confere credibilidade no mercado, tornando a marca cada vez mais respeitada. Ela se torna uma autoridade naquele segmento, e é reconhecida como uma organização ética e responsável.

3. O Marketing de Conteúdo atrai consumidores

Oferecer conteúdo relevante na internet é a chave para fazer um negócio crescer. Seu site ficará disponível não só para pessoas que já conhecem seu produto ou estão geograficamente próximas à sua empresa.

Teoricamente, seu blog vai alcançar mais de 4 bilhões de usuários da internet no mundo, sendo que 120 milhões deles estão no Brasil. Talvez você não precise de todos esses consumidores, mas o fato é que entre este grupo estão pessoas da sua vizinhança, da sua cidade, região…

O blog é uma estratégia eficiente de atrair essas pessoas para o seu negócio. Para muitas empresas, isso significa conquistar novos mercados sem ter que arcar com as despesas de abrir uma nova unidade. Já pensou nessa possibilidade?

4. Marketing de Conteúdo dá visibilidade para seu negócio

Se você já criou um site para o seu negócio, você pode estar pensando: “Isso não funciona. Eu investi para ter minha página na internet, mas ela nem aparece quando eu digito meu segmento no Google”.

Em outras palavras, se uma pessoa procura por “desenvolvedor de aplicativos” ou “clínica dermatológica”, sua empresa simplesmente não aparece, porque ela está lá na vigésima página, ou em um lugar ainda pior.

O conteúdo é uma maneira de mudar esta situação. As pessoas chegarão ao seu site não porque elas digitaram um segmento, o que geralmente tem muito mais competição.

Quando uma empresa produz conteúdo, ela aparece nos resultados de busca da pessoa que fez uma pergunta para a qual você publicou uma boa resposta.

Na clínica dermatológica, por exemplo, o blog vai aparecer em resposta a questões como “fios de PDO ou bioestimulador de colágeno?”, “como eliminar as olheiras” ou “preenchimento do bigode chinês”, entre outros temas.

E como isso acontece, de forma prática? Primeiro, é importante compreender que nem todo mundo que consome seu conteúdo se tornará um consumidor ou, pelo menos, não imediatamente. Isso é normal.

Porém, esse é apenas o início de um processo que pode levar à compra futura. Eu mesma levei alguns anos para aplicar um Botox, colocar um pouquinho de ácido hialurônico. Foi um longo caminho de maturação da ideia.

Mas imediatamente, o que vai acontecer? Se muitas pessoas, mesmo quem não compra de você, começa a consultar o seu blog em busca de informações, o Google começará a considerar seu site relevante. Ou, pelo menos, mais relevante que seus concorrentes da mesma região.

Assim, quando as pessoas procurarem clínica dermatológica (já que esse é o nosso exemplo), o Google tende a mostrar o seu resutado na primeira página, e frequentemente entre as primeiras posições.

5. Marketing de Conteúdo aumenta suas vendas

Um blog (ou canal) é responsável não somente por atrair consumidores, mas também por mantê-los conectados com a sua marca. Isso acontece porque, se você publica conteúdo relevante, seus consumidores continuarão vindo à sua página para obter informações.

Este relacionamento gerará novas oportunidades de venda. O resultado é que, em vez de fechar negócio com a sua empresa apenas uma vez, ele tenderá a voltar com uma frequência cada vez maior, aumentando o Lifetime Value (LTV).

Vamos imaginar que seu negócio é um comércio de moda. Sem conteúdo, você é comparado às outras logas que oferecem artigos semelhantes no mercado. E quando a empresa é igual às outras, o consumidor tende a escolher unicamente devido ao preço.

Mas se a sua empresa produz conteúdo — quais são as tendências da atualidade, como usá-las no dia a dia, como combinar as peças —  haverá muitas pessoas seguindo seu blog. Elas se interessarão pelos produtos, o que gerará muitas oportunidades de vendas.

Entendeu por que é importante investir em Marketing de Conteúdo para aumentar suas vendas e o sucesso do seu negócio? Ainda tem alguma pergunta? Quer saber se conteúdo é só um blog? Inscreva-se na newsletter para receber os próximos conteúdos e não perder nenhuma informação!