Escolha uma Página

Quando você precisa de um produto ou serviço, como é que você o procura? No século XXI, a maioria das pessoas faz uma busca na internet. Isso é um fato e mostra a importância de sua empresa ter seu próprio site.

Porém, embora ter um site seja indispensável, nem sempre o formato institucional é o mais adequado. Existem diferentes tipos de sites, de páginas na internet, e cada uma delas é mais ou menos apropriada de acordo com seu segmento de atuação.

Você sabe que tipos de sites são esses? Então, continue a leitura para descobrir como cada um pode contribuir para o sucesso de um negócio!

Site institucional

O site institucional é aquele formato bastante conhecido, que apresenta a empresa. Ele pode conter diversas seções, como “quem somos”, “nossa história”, “serviços oferecidos”, “nossa equipe”, “informações de contato” e assim por diante.

Muitas empresas utilizam um site institucional, porque ele realmente representa o negócio no mundo virtual. Portanto, quando uma empresa quer demonstrar que é séria, confiável, ela constrói este tipo de página.

Se você quiser conhecer alguns sites institucionais produzidos pela Digitall Marketing, é só clicar nas imagens abaixo:

Esta página institucional também é a porta de entrada para outras páginas que você queira adicionar, como um blog. No caso da Clínica & SPA Vida Natural, você encontra os artigos clicando na aba “Conteúdo”.

Blog

Não vou negar, eu sou muito suspeita para falar de blogs porque, para mim, eles continuam sendo a melhor estratégia para grande parte dos negócios.

Comecei a trabalhar com marketing utilizando o conteúdo para atrair leads para os meus clientes e, à medida que os anos passaram, vejo que essa estratégia se torna cada vez mais relevante.

Trabalhei primeiro para agências especializadas, como a Rock Content e Growth Hackers Overflow (antigamente, Contentools), me apaixonei por Marketing de Conteúdo, comecei a estudar Marketing até estar preparada para iniciar meus próprios projetos.

Mas afinal, o que é um blog? Pense nele como uma espécie de revista eletrônica, onde sua empresa publica textos sobre os temas que estão relacionados à sua área de atuação e, ao mesmo tempo, respondem às dúvidas das pessoas sobre aqueles assuntos.

Vou contar um pouco sobre um dos meus Clientes, a Clínica & SPA Vida Natural. Um dos tratamentos que ela oferece é justamente o de emagrecimento. Portanto, no blog, eu publico temas que as pessoas que estão tentando emagrecer procuram na internet.

Assim, mesmo que elas não estejam procurando uma clínica de emagrecimento ou um SPA, elas chegam ao site da empresa porque lá existem artigos sobre dieta low-carb, carboidratos, exercícios para emagrecer e assim por diante.

E qual é a vantagem disso? Pense no seguinte: a maioria das pessoas que podem se tornar seus clientes não sabem que sua empresa existe. Eles nunca vão procurar aquilo que eles nem imaginam que está à disposição deles.

No entanto, quando você publica conteúdo relevante em um blog, tratando de assuntos sobre os quais as pessoas têm dúvidas e buscam respostas no Google, elas acharão a sua empresa.

Vamos voltar ao exemplo da Clínica & SPA Vida Natural. O site deles recebia menos de duas mil visitas mensais. Na maioria das vezes, eram pessoas que digitavam “clínica vida natural” ou “clínica adventista de são roque”.

A tabela abaixo mostra a quantidade de cliques que eles tiveram em um mês antes do início do blog:

Ou seja, eles recebiam visitas apenas do público que já conhecia a clínica de alguma forma, fosse por indicação ou simplesmente por já ser cliente. Implementei o blog em setembro de 2019 e, apenas alguns meses depois, a situação já era completamente diferente:

Essas foram apenas as principais palavras-chave que levaram as pessoas para o site. Considerando o fato de que a clínica também é um SPA que trata a obesidade com uma visão realmente médica, essas palavras-chave são bastante relevantes.

Ao todo, atualmente, atualmente este blog tem mais de 140 mil visitas mensais, o que gera muitos leads, orçamentos e vendas. Apenas o artigo “quais são os carboidratos bons” teve mais de 730 mil visitas em pouco mais de dois anos.

Com certeza, nem todas essas pessoas se tornam clientes, ou pelo menos não em um primeiro momento. Porém, algumas delas procuram a empresa e compram os pacotes de tratamento.

Mesmo as que não compram desempenham um papel importante no marketing. Como elas visitam o site e consomem o conteúdo, elas tornam a página relevante do Google, que passa a mostrá-la entre as primeiras opções nos resultados de busca.

Além disso, uma empresa que tem seu site muito visitado se torna mais conhecida. Consequentemente, aumenta seu brand awareness, ou consciência de marca.

Antes de parar de falar do blog que, como você viu, é um tema que eu gosto muito, só gostaria de destacar um ponto. O blog só recebe muitas visitas quanto o artigo está bem posicionado no Google.

Nesta última tabela que eu mostrei, você viu que esses artigos estão na posição 1 ou 2 do Google. Para fazer esta mágica, é preciso implementar uma boa estratégia de SEO.

Landing page

Uma landing page é uma página de aterrissagem. Ou seja, é onde o lead chega depois de responder a um chamado feito por meio de um anúncio, de um link no WhatsApp ou na newsletter, e assim por diante.

Vamos pensar em um exemplo. Suponha que você vende um curso de inglês onde a pessoa aprende por meio de trechos de filmes e séries. Você fez um anúncio no Instagram e as pessoas serão direcionadas ao seu site.

Nesse momento, a empresa precisa enviar o possível cliente para uma landing page. Ela deve ter uma estrutura pensada para vender o produto. Levá-lo para a página institucional ou para o blog é um dos principais erros de quem investe em tráfego pago.

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E-commerce

Se o que você tem é uma loja de produtos físicos, a melhor opção é uma página de e-commerce. Ali, o cliente encontra tudo o que ele precisa para fazer uma compra rápida, sem ter tempo para desistir.

É muito importante que a página de cada produto do e-commerce seja bem estruturada, que tenha todas as informações necessárias sobre o produto, fotos, preços, tamanhos, guia de medidas, e assim por diante.

O objetivo é fazer com que a pessoa veja, queira, compre. Se ela ficar com dúvida, é possível que ela não compre o produto depois.

Esses são os principais tipos de site que uma empresa precisa para implementar sua estratégia de marketing digital. Porém, construir o site é apenas o primeiro passo para atrair tráfego e gerar vendas.

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