Escolha uma Página

Você já contou quantos resultados aparecem quando digita uma busca no Google? Não é difícil encontrar milhões de possibilidades distribuídas em inúmeras páginas, certo? Mas qual foi a última vez que você passou para a segunda, terceira ou quarta página entre todos esses resultados?

Se você só olha a primeira página ou, no máximo, a segunda, saiba que isso reflete o comportamento da maioria das pessoas. Na verdade, todos nós clicamos apenas nos primeiros. É por isso que é tão importante usar estratégias de SEO — técnicas que fazem seu site aparecer lá no topo, aumentando as chances de atrair visitantes.

E você, já tinha ouvido sobre SEO? Quer entender por que ele é tão importante para uma página de internet? Então não perca este post!

Vou começar explicando os conceitos básicos de SEO: o que é, para que serve, como o Google exibe os resultados e por que é importante investir nessas técnicas. Acompanhe!

O que é SEO?

É uma sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca. Como já disse, trata-se de um conjunto de técnicas que conta aos robôs a respeito de que o seu site está falando, para que ele possa mostrar esse resultado na busca do usuário.

Mas o que exatamente essas técnicas fazem? Em primeiro lugar, elas contam para o Google a respeito do que o seu site está falando. Por exemplo, esse post fala sobre estratégias de SEO. Por isso, eu preciso usar alguns truques (no bom sentido) para que os computadores do buscador entendam isso.

Assim, quando um usuário da internet digitar o termo “estratégias de SEO” lá na busca, os computadores encontrarão este texto e poderão exibi-lo. Mas não para por aí. As máquinas precisam acreditar que o texto é suficientemente bom, que o leitor vai encontrar exatamente o que está procurando.

Quanto mais elas entenderem que outros usuários gostaram do que encontraram, melhor será o meu posicionamento na página de resultados. Por isso ele é tão importante no Marketing Digital.

Como o Google rankeia as páginas?

Na verdade, o Google não sai divulgando por aí qual é o algoritmo que a empresa usa para estabelecer essa ordem. Aliás, ele muda esse algoritmo o tempo todo.

Por um lado, isso é ótimo. Significa que ninguém tem uma fórmula mágica para atrair artificialmente o sistema, criando uma vantagem desleal diante da concorrência.

Porém, de tempos em tempos eles divulgam quais são os princípios: critérios de qualidade que fazem um site conquistar uma boa posição. Além disso, eles avisam as práticas que devem ser evitadas.

Em resumo, o que podemos dizer é o seguinte: o Google quer que, quando o usuário digita “animação sobre as estações do ano” ele encontre exatamente o que estava procurando. Isso vale para qualquer outro termo de busca.

O que o buscador não quer é que o Joãozinho digite “animações sobre as estações do ano” e, ao clicar sobre os resultados, ele não encontre o que estava procurando. Que o título do texto seja um, mas o conteúdo não satisfaz o usuário da internet, pois não trata do assunto que ele pesquisou.

O objetivo do ranking do Google é tornar o mecanismo tão confiável que dê ao leitor exatamente o que ele deseja.

Mas como o Google vai achar a página certa? Aí é que está: nós, que construímos a página, precisamos usar as técnicas certas para contar isso para a máquina. Essa é a função das estratégias de SEO.

Quais são os tipos de SEO?

Existem dois tipos de SEO — on page e off page. Nós vamos dedicar um post a cada um deles, mas por enquanto vamos explicar apenas de forma geral.

SEO on-page

SEO on-page são técnicas e fatores sobre os quais você tem total controle. Eles estão na sua página. Por isso, é possível configurá-los perfeitamente para ter o resultado desejado.

Quer alguns exemplos? Vamos lá!

Conteúdo

O conteúdo é um fator de extrema importância para o ranking do Google. Lembre-se: ele quer que o usuário encontre informação de qualidade, de acordo com as expectativas e necessidades que ele revelou ao buscar aquela palavra-chave.

Experiência do usuário

Existem vários elementos que tornam a experiência do usuário melhor — ou pior — no seu site. Design responsivo, que é a capacidade de se adaptar à tela de dispositivos móveis, é um desses requisitos.

Mas além dele, tem outros fatores: linguagem utilizada para a produção da página (HTML), que é um aspecto bastante técnico. Tem também a arquitetura, que indica se é fácil ou difícil um usuário encontrar uma informação no site.

Existe também a velocidade. O Google tende a penalizar sites lentos, já que eles irritam o usuário, que pode até mesmo fechar a internet devido à sua insatisfação com a página.

Em resumo, experiência do usuário envolve tudo que você faz para ter um site rápido, com uma aparência atrativa, fácil de navegar e que tenha um ótimo conteúdo — exatamente os elementos que conquistam o leitor.

SEO off-page

São fatores que o dono da página nem sempre tem sob controle. No entanto, muitos desses requisitos podem ser conquistados com um bom SEO on-page, que nós já falamos.

Afinal, se você tem um bom conteúdo e um site com as características que eu já mencionei, o usuário vai gostar da sua página. Ele vai demonstrar isso com alguns comportamentos que o Google entende.

Em primeiro lugar, se o seu texto, vídeo ou qualquer outra forma de informação é relevante para a persona, o usuário vai passar um bom tempo por ali. Vai ler um post, clicar no link para ver o seu vídeo e gastar um tempão olhando as suas páginas. O que o Google entende? Que ele gostou!

Além disso, existe uma boa probabilidade de as pessoas que gostaram da informação compartilharem de diversas formas. Isso vai atrair outros leitores, o que mostra para as máquinas que realmente seu conteúdo está fazendo sucesso.

Outro item muito importante é a presença de links. Vamos supor que sua academia publicou um texto ilustrado sobre exercícios para definir o abdômen. Seu post ficou ótimo e outros sites e blogs relacionados ao tema citaram o seu conteúdo e fizeram um link para ele.

Todas essas pequenas ações servem para uma finalidade: mostrar ao Google que seu conteúdo foi relevante. É isso que faz seu posicionamento melhorar, levando sua página ao topo dos resultados.

Por que investir em estratégias de SEO?

Antes de começar esse tópico, vamos fazer um esclarecimento: por que a gente sempre fala no Google, nas buscas do Google, sobre a importância de estar no topo do Google, de ficar entre os primeiros resultados do Google.

Sim, eu repeti de propósito. A resposta é muito simples: embora existam outros buscadores, o Google domina esse mercado de longe. Os dados não são tão recentes (2014), mas mostram que esse site recebe praticamente 90% das buscas no Brasil.

Então, é muito importante mesmo adequar seu site para aparecer entre os primeiros resultados do Google. Estamos falando de negócios, e não considerar as exigências do principal buscador significa perder dinheiro.

Mas por que as primeiras páginas? A resposta é simples: porque é o que as pessoas olham. Pense na sua experiência e seja honesto: quando você digita um termo, confere os resultados da 19ª página? Não! Então, os outros usuários também não!

Na verdade, nesse aspecto as estatísticas são cruéis. Veja alguns exemplos:

  • 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado da busca, 10% vão para o segundo e 7% para o terceiro (dados da imFORZA);
  • 75% dos usuários (isso mesmo, 3 em cada 4) NUNCA clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa.

Ou seja, se a empresa não está entre os primeiros colocados ali no ranking, suas chances de captar visitantes e transformá-los em clientes se torna cada vez menor. E qual é o meio de alcançar o topo? A utilização de técnicas de SEO.

Como eu avisei, esse post foi bem resumido. Era só para você ter uma noção do que é SEO e qual a sua importância. Mas nós ainda vamos falar bastante sobre esse assunto, pode esperar!

Entendeu qual é a importância das estratégias de SEO e por que seu conteúdo precisa ser criado de acordo com elas? Gostou do post? Quer conhecer melhor o SEO on page? Então continue no blog e confira!