Escolha uma Página

Quem conferiu outros posts aqui no blog já deve ter percebido que eu prefiro me comunicar de uma maneira menos formal. Afinal, eu quero ser clara, próxima e atrair pessoas que se alinham a esses valores.

Mas quando se produz um artigo, vídeo, infográfico ou qualquer peça publicitária para o site de um cliente, nem sempre é possível usar esse tom de conversa.

A linguagem para Marketing de Conteúdo é fundamental para o sucesso da estratégia, e por isso exige muita atenção.

Quer entender qual é a importância da linguagem para o conteúdo do seu site? Não sabe exatamente qual é o tom apropriado para falar com a sua persona?

Então, dê uma olhada nos estilos mais comuns usados para elaborar seu blog. Confira!

A importância da linguagem para Marketing de Conteúdo

A linguagem tem um poder fascinante. Ela tanto pode atrair o seu público como agir como um repelente.

O tom usado na comunicação é capaz de gerar credibilidade ou desvalorizar completamente uma marca.

Além disso, a mensagem deve ser compreensível para seu público, ou existe o risco de ele simplesmente não assimilar a ideia que você quer passar.

Por isso, não há como escolher a linguagem para um blog empresarial baseado apenas em seu próprio gosto ou preferências. Isso é um erro! Seu negócio é feito por você, mas não para você.

Para obter resultados, você precisa entender qual linguagem é a mais apropriada para atingir sua buyer persona.  Lembre-se que ela é o alvo da sua campanha. Então, seu conteúdo precisa se ajustar às expectativas dela.

Os tipos de linguagem no Marketing de Conteúdo

Agora que você entendeu que precisa produzir um conteúdo relevante para a sua persona, é preciso deixar alguns aspectos muito claros.

O primeiro fator a ser levado em consideração é que os temas que o blog vai abordar precisam ser compatíveis com as necessidades do seu público-alvo

Mas como esse é um assunto extenso, prometo fazer um post inteirinho sobre ele. Hoje vamos falar só sobre linguagem.

Na verdade, cada empresa precisa de uma abordagem específica. Do mesmo jeito que as pessoas são completamente diferentes, as formas de se comunicar com elas também são praticamente infinitas.

Mas de modo geral dá para pensar em cerca de cinco categorias mais usadas. Quando um redator atende determinado cliente, é importante que ele adapte um pouco essa linguagem de acordo com a especificidade do negócio para aumentar a eficácia da estratégia.

Quer conhecer essas linguagens? Então confira:

Extremamente formal

Ela não é a linguagem mais utilizada no Marketing de Conteúdo, mas ainda assim é importante dominá-la. Normalmente, é solicitada quando a persona pesquisa por temas mais técnicos e complexos.

Alguns exemplos de sites que usam a linguagem extremamente formal são aqueles que direcionam seu conteúdo aos médicos, advogados e juristas, especialistas em TI, economistas etc.

Apesar de esse tipo de linguagem ser importante para atingir um público, a maioria dos leitores comuns provavelmente considera essa abordagem chata e entediante (trago verdades).

Linguagem formal

Esse tipo de linguagem é bastante utilizada em sites ou blogs que direcionam seu conteúdo para outras empresas, os chamados negócios B2B (business to business).

O objetivo de uma linguagem mais formal, nesses casos, é criar uma percepção de credibilidade. O blog fala praticamente da mesma maneira que um consultor faria se estivesse em contato com aquela empresa.

Portanto, a linguagem formal transmite a ideia de compreensão profunda do assunto, seriedade em suas ações, profissionalismo e imparcialidade — características que as empresas valorizam quando procuram um parceiro de negócios.

Esse tom também é usado por algumas empresas que procuram falar com consumidores finais, também conhecidas como B2C (business to customers). Seguradoras, planos de saúde são alguns dos exemplos eu costumam seguir essa linha.

Pouco formal

Neste caso, o objetivo da empresa é criar a impressão de que está conversando com o leitor. Particularmente, gosto muito desse formato de comunicação, embora ele não seja adequado para todos os negócios.

Esse tipo de abordagem costuma ser muito efetiva quando a empresa quer chamar a atenção para gestores de área, por exemplo. Vamos imaginar que o seu negócio produz um software para otimizar o trabalho do RH.

Nesse caso, seu blog precisa produzir conteúdo para os diretores desse departamento e é muito provável que esse seja o tipo de linguagem mais efetivo.

Uma das características do texto pouco formal é que o texto não é tão denso. Além disso, ele permite que o escritor se refira ao leitor como “você”, além de trazer exemplos mais práticos.

Como redatora, utilizo esse tipo de linguagem também quando o texto é direcionado a gestores do próprio negócio, empreendedores e líderes de startups.

Ela permite simplificar conceitos e tornar o consumo de um grande volume de informações menos entediante.

A linguagem pouco formal também costuma ser adequada para muitas empresas B2C.

Ela cria proximidade com o leitor, pois é uma forma de conversar com ele. A empresa mostra uma solução, mas quase que como um aconselhamento pessoal.

Informal

A linguagem informal é completamente descontraída e descolada. Pode até acontecer, mas é bem mais raro usá-la quando se trata de um negócio B2B.

Na maior parte das vezes, essa informalidade é muito bem-vinda quando a empresa quer atingir um público mais jovem.

Entre os clientes que pedem esse tipo de abordagem estão os posts de faculdades que falam sobre carreiras e dicas para vestibular, sites sobre entretenimento, comércio de moda para essa faixa etária e assim por diante.

A linguagem vai ser mais ou menos informal de acordo com o público. Alguns deles permitem usar até mesmo gírias e contrações (para você vira pra você).

É sempre muito importante estudar bem a persona para não errar no tom e comprometer a mensagem.

Específica

Na verdade, eu inventei essa aqui. Porém, ela não deixa de ser verdadeira. É que existem alguns nichos específicos que usam um vocabulário bastante “peculiar”.

Imagine que um fabricante de produtos para cabelos queira criar um projeto de conteúdo para convencer os profissionais de salões de beleza a utilizarem e venderem sua linha.

Eles vão falar das tendências de cores, de cuidados pós-química e outros assuntos da área.

É bem possível que, pensando nas características desse público, a linguagem não seja apenas descontraída. Ela é cheia de adjetivos e expressões comuns nesse meio, como “diva”, “lacradora”, “bafônico” e outras opções parecidas.

Da mesma forma, existem outros públicos que possuem suas próprias gírias. Se o seu alvo for um deles, é importante produzir um conteúdo que também reflita esses costumes para promover uma identificação.

Por isso, o principal cuidado para montar uma estratégia de conteúdo e estudar muito bem a sua persona.

A abordagem que funciona muito bem para outro negócio pode ser um fracasso junto ao seu público. Uma estratégia personalizada é a melhor maneira de alcançar seus objetivos.

Entendeu qual é a importância da linguagem para Marketing de Conteúdo? Viu por que a comunicação com o seu público precisa ser personalizada? E você, prefere qual estilo de texto ao ler um blog? Deixe sua opinião nos comentários!