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Para quem trabalha em marketing, especialmente com estratégias digitais, seria bastante natural se eu respondesse esta pergunta com um sim. Afinal, as pessoas (leia-se possíveis clientes) passam cada vez mais tempo diante das telas.

É diante das telas que elas procuram — e compram! — produtos e serviços. Por isso, é praticamente um consenso de que é fundamental investir em Marketing Digital.

Mas eu vou falar a verdade: pode ser que o seu negócio realmente não precise de Marketing Digital.

Não sei se, neste momento, estou falando com Júlio, que herdou uma padaria que existe há 60 anos em seu bairro, e que não tem interesse em ampliar o negócio. Para ele, não faz sentido investir em publicidade.

Porém, se você tem interesse em ver o seu negócio crescer, vamos voltar ao tema principal deste post. Você realmente precisa de Marketing Digital? A resposta é simples: depende do seu objetivo!

Então eu resolvi listar aqui 5 principais razões para adotar essa estratégia. Veja se o seu empreendimento se enquadra em uma dessas situações:

5 razões para investir em Marketing Digital

1. Necessidade (ou desejo) de crescimento 

Você quer fazer o seu negócio crescer? Quer aumentar as suas vendas e faturamento, tornar sua marca conhecida, abrir novas unidades ou até mesmo transformar seu empreendimento em uma franquia?

Então, é realmente importante investir em Marketing Digital. Ele permite que você alcance todos esses objetivos: atrai novos clientes, coloca o seu comércio ao alcance de consumidores distantes e amplia a consciência de sua marca (Brand Awareness), potencializando o seu crescimento.

Além disso, uma das principais maneiras de aumentar as vendas é abrindo um e-commerce. Se essa é a sua intenção, saiba ele vai precisar de uma boa estratégia digital para se destacar da concorrência feroz da internet.

2. Conquista de novos mercados

O método “antigo” de desbravar novos mercados é bastante claro: a empresa precisa designar um representante para conquistar esse território ou abrir uma nova unidade ou filial.

O problema é que, além de envolver um custo muito maior, essas alternativas implicam em riscos que nem sempre os empreendedores querem correr. Ninguém quer empregar capital em uma aposta que pode não dar certo ou não render o retorno esperado.

Como fazer essa expansão reduzindo riscos e custos? Por meio do Marketing Digital. Ele permite que a empresa alcance grandes áreas ou direcione sua publicidade para uma região específica. 

Desta forma, é possível:

  • avaliar previamente a aceitação do público daquela região ao seu produto, serviço ou estabelecimento;
  • formar uma base de consumidores por meio do e-commerce;
  • ampliar a consciência da marca antes da instalação de uma nova unidade, ou até mesmo
  • abandonar o plano de abrir uma filial e atender esses consumidores apenas por canais virtuais.

Ou seja, mesmo que você queira abrir uma loja física em determinados locais, o Marketing Digital ajuda a avaliar essas opções antes.

Assim é possível evitar entrar em um barco furado. Caso a resposta seja positiva, ele ainda potencializa seus resultados e ajuda a consolidar sua marca no novo mercado.

Mas nem sempre a expansão de um negócio ou a conquista de um novo mercado significa a abertura de filiais ou unidades. Pode ser que o seu plano seja agregar um serviço que até então não era oferecido. Neste caso, o Marketing Digital também é muito útil.

Quer ver um exemplo? Imagine uma padaria de bairro. Normalmente ela oferece pães, frios, produtos de confeitaria, lanches e até mesmo alguns itens de loja de conveniência.

Porém, seu proprietário percebe que é possível aumentar o movimento no meio do dia, quando o estabelecimento fica meio parado, oferecendo almoço em seu andar superior.

Até então, a padaria não é conhecida por esse serviço. E existe um outro agravante: com seu cardápio tradicional ela atende as famílias da região, que consomem seus produtos no café da manhã ou no final da tarde, mas que ficam ausentes no horário de almoço devido ao trabalho.

Para que o novo serviço seja um sucesso, a padaria precisa conquistar um novo público: as pessoas que trabalham naquela região.

Ela pode chamar a atenção deste grupo com uma faixa? Com certeza! Porém, geralmente esse não é um método tão atrativo a ponto de fazer as pessoas deixarem o local que estão habituadas a frequentar.

Nesse momento, o Marketing Digital pode fazer uma grande diferença. Ele permite anunciar promoções do tipo “prato do dia” nas redes sociais, apenas na região próxima à padaria.

Também é possível usar um aplicativo de comida para deixar os consumidores com água na boca, fazendo com que eles queiram experimentar seu cardápio. Que tal tentar?

3. Fidelização de clientes

Já pensou em quantas vezes um cliente chega à sua loja, efetua uma compra, mas nunca mais retorna?

Assim que ele sai pelas suas portas, o negócio perde diversas oportunidades: a de realizar novas vendas, de conquistar um consumidor habitual e fã da marca, de desenvolver um relacionamento e ganhar propaganda espontânea.

Além disso, se foi preciso fazer algum tipo de campanha de marketing para ele chegar ao seu negócio, parte desse investimento é perdido. Pode ser que ele nem chegue a dar o lucro necessário para recuperar o dinheiro gasto, ou gere um valor muito pequeno.

Por isso, muitas empresas estão descobrindo a importância do LTV – LiveTime Value ou Valor Vitalício. Nós vamos explicar sobre essa métrica em outro post, mas por enquanto é suficiente saber que, quanto maior for o tempo em que o consumidor se relaciona com a sua marca, maior é o lucro que ele proporciona.

E o Marketing Digital é uma excelente alternativa para fidelizar clientes. Ele permite usar diversas estratégias para criar um relacionamento, torná-lo fã da sua marca e apresentar ofertas periodicamente.

4. Otimização dos esforços

Como empreendedor, você sabe que cuidar de um negócio não é uma tarefa fácil. Ser “seu próprio patrão” pode exigir, na verdade, muito mais horas de trabalho que um emprego convencional.

Tem sua compensação? Com certeza! Não só no aspecto financeiro, mas também na realização pessoal. Mas você já pensou como seria bom contar com uma ajuda adicional para fazer a sua empresa vender mais?

Pois essa é uma das funções do Marketing Digital. Ele faz a internet trabalhar por você. Desta forma, continua gerando receita para o seu negócio nos seus momentos de descanso ou quando está ocupado com outras atividades.

Uma loja virtual vende “sozinha”, 24 horas por dia e 7 dias por semana. O conteúdo permanece o tempo inteiro conversando com os visitantes do seu blog. Mesmo silencioso, ele convence o cliente de que a sua empresa tem a solução ideal para seus problemas.

Eu poderia citar aqui muitas outras situações, mas o fato é um só: esse tipo de estratégia multiplica os seus esforços e os da sua equipe, produzindo resultados a um custo muito menor. 

5. Redução dos custos com prospecção

Não é novidade que, no Brasil, a mão de obra é extremamente cara. Além dos salários, há uma série de encargos que fazem a folha de pagamento pesar no orçamento da empresa ao final de cada mês.

Por isso, cada centavo gasto para pagar funcionários precisa ser muito bem aproveitado e otimizado. É um tremendo prejuízo gastar as horas de trabalho dos seus vendedores com prospecção, fazendo com que eles percam tempo procurando agulhas em palheiros.

Com estratégias digitais apropriadas, é possível usar outros meios para prospectar clientes. Eles podem ser conduzidos pelo funil de vendas pelo seu conteúdo, por exemplo.

Esses meios, muito mais baratos que a manutenção de uma equipe, são responsáveis por ajudar o usuário a identificar suas necessidades, conhecer as soluções que a sua empresa propõe, comparar seu produto com o dos concorrentes e reconhecer seus diferenciais competitivos.

Assim, quando o contato desse lead chega ao seu departamento de vendas, essa pessoa só precisa mesmo de um empurrãozinho para comprar. Trata-se de uma ação conjunta de Vendarketing, um outro assunto que vamos falar.

Quando isso acontece, cada ligação é um sucesso. Suas taxas de conversão se tornam muito maiores e a empresa consegue resultados extraordinários.

E agora, a qual conclusão você chega? Quer crescer? Quer vender mais? Conquistar novos mercados? Reduzir seus custos de prospecção? Otimizar esforços e alcançar melhores resultados? Então o seu negócio realmente precisa investir em Marketing Digital! Ele é o meio mais eficiente e seguro de produzir o sucesso que você espera.

Quer saber mais sobre o assunto? Quer descobrir quais são as ações necessárias para alcançar esses resultados? Então continue no blog e confira as melhores estratégias de Marketing Digital para um negócio! Não perca!