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Nos últimos posts, falei um pouco sobre falhas no planejamento e execução no Marketing Digital. Então, hoje eu não poderia deixar de explicar mais sobre os erros no blog e sua consequência para a geração de vendas.

Por isso, se você está pensando em montar um blog empresarial ou já tem um e não sabe por que ele não vende como gostaria, fique atento! Pode ser que a explicação esteja aqui. Confira!

Erros de português

Talvez você acredite que este problema não acontece. No entanto, este é um dos erros no blog mais comuns.

Os erros de português são, infelizmente, muito frequentes. São problemas de ortografia, concordância, uso inadequado de palavras (como o famoso assertivo) ou confusão com pronomes.

Quer um exemplo? O blog começa assim: “então, se você quer saber quais são os erros mais comuns nos blogposts, neste artigo nós vamos te contar”!

Nesse caso, o te é o pronome que seria usado com o tu, mas jamais com o você. São erros que às vezes quem está construindo o texto nem percebe. Porém, eles fazem diferença.

Mas qual é o problema dos erros de português? Eles minam a credibilidade da sua empresa. Devido às dificuldades educacionais do brasileiro, talvez algumas pessoas não vejam nenhum problema.

No entanto, aquele possível cliente mais criterioso, que deseja um projeto mais robusto e bem estruturado, observa essas falhas entende que o negócio é amador. Se não cuida da própria imagem, quem garante que oferece qualidade? Dessa forma, a marca perde respeito e credibilidade.

Por isso, na hora de fazer o blog, é fundamental buscar profissionais qualificados. Analise o portfólio, observe a redação. E lembre-se: o barato muitas vezes sai extremamente caro, pois não gera nenhum retorno.

Falta de adequação à persona

O centro da sua estratégia não é a sua empresa, e sim a sua persona. Por isso, todo o conteúdo do blog deve ser feito para atender às necessidades dela.

Então, todos os detalhes precisam ser minimamente planejados: layout e design, linguagem, temas abordados… Tratar de assuntos que não condizem com as necessidades da persona é um dos principais erros no blog.

Quando o blog não é adequado à persona, pode ser que ela nem o encontre. Afinal, as perguntas que ela faz no Google não são respondidas pelas publicações.

Por essa razão, o conteúdo é fundamental. A escolha dos temas e palavras-chave deve levar em consideração as informações que essas pessoas estão procurando. É preciso basear seus posts nas dores que ela enfrenta, e não nas características da sua empresa ou produtos.

Outro problema muito comum, no que diz respeito à falta de adequação, é a linguagem. Entenda seu público para perceber se ele deseja uma abordagem mais formal ou informal. No entanto, em qualquer um desses casos, seja didático.

Desconsideração do funil de vendas

Um dos principais conceitos do Marketing Digital é o do funil de vendas. Já sabemos que ele não é necessariamente linear e pode ser diferente, de acordo com o tipo de negócio.

No entanto, isso não significa que ele deve ser ignorado. Muito pelo contrário — é essencial estudá-lo e torná-lo cada vez mais preciso.

Em um funil de vendas clássico, que é o mais adequado à maioria dos negócios, existe uma distribuição de conteúdos. O blog geralmente tem 80% de conteúdos direcionados ao topo, ou seja, às etapas iniciais da jornada de compra do consumidor: consciência e conhecimento.

Já os outros 20% são direcionados ao meio e fundo de funil, com predominância da etapa intermediária, que é a consideração.

Não respeitar esse funil pode fazer com que seu investimento em Marketing Digital seja desperdiçado. Falar da empresa ou do produto nos artigos do topo, por exemplo, é queimar a largada. Existe o grande risco de simplesmente assustar o leitor e fazê-lo correr do negócio.

Portanto, o conteúdo produzido no blog precisa estar alinhado a uma estratégia completa de Marketing Digital.

CTAs inadequadas

Logo você verá por aqui um post falando das call-to-actions e a importância de sua adequação ao funil de vendas. Realmente, elaborar as chamadas ideais para todas as etapas do processo é um dos segredos do sucesso de uma estratégia de Marketing Digital.

A chamada precisa ser adequada ao momento do funil. No topo, por exemplo, seu objetivo é engajar o leitor e transformá-lo em lead. Ainda não é a hora de oferecer um produto, a demonstração de um serviço ou sugerir contato com a empresa.

Por outro lado, no meio e fundo do funil é preciso tornar esse contato mais próximo. Sem essa ação mais incisiva, o lead pode ficar patinando, patinando e nunca concluir a compra.

Porém, é necessário fazer isso do jeito certo, criando gatilhos e ganchos que levam o consumidor ao próximo passo de forma natural, sem forçá-lo.

Portanto, trata-se de uma ação que exige equilíbrio. A empresa não pode ser passiva em seu marketing, mas também não deve ser agressiva. Esse é um dos erros no blog mais comuns. É difícil chegar a esse ponto sem uma estratégia profissional.

Erros no blog por linguagem apelativa

No Inbound e especificamente no Marketing de Conteúdo, estamos tratando com um público diferenciado. Normalmente, são pessoas que precisam de muita informação para comprar, especialmente se o foco do negócio é B2B (business to business).

Nesse contexto, o conteúdo tem o papel de educar o lead. Ele vai conscientizá-lo sobre o problema enfrentado, mostrar as opções que existem no mercado para solucioná-lo e ajudá-lo inclusive a comparar essas alternativas.

Por isso, no Marketing de Conteúdo não cabe essa história de apelação. Ele é um dos erros no blog que mais afetam negativamente a imagem que o consumidor forma da empresa.

Sim, eu sei que essa é uma técnica de venda que às vezes o copywriting leva ao extremo. No entanto, pode não ser o melhor caminho para quem quer conquistar e fidelizar um cliente.

Existem formas diferentes de despertar o desejo e levar o consumidor à decisão. Combinar o racional e o emocional (informação + emoção) é extremamente eficiente.

Porém, esses dois elementos precisam estar equilibrados para que a pessoa não se sinta enganada, se arrependa da compra e passe até mesmo a detratar seu negócio nas redes sociais.

O copywriting tem seu papel no marketing. Isso é inegável. Porém, ele tem um local adequado (anúncio, página de vendas). No blog, é preciso tomar muito cuidado com uma linguagem mais apelativa.

Não se trata de ser contra o copywriting, mas de entender que ele e os gatilhos de venda devem ser usados com bom senso.

Já deu uma olhada no seu blog para ver se os seus posts estão livres desses erros? Gostou dos conteúdos? Então, que tal ficar de olho e não perder nenhuma novidade? É só curtir a página nas redes sociais e acompanhar tudo que é publicado por aqui!