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Se você acompanha blogs ou outras publicações relacionadas ao Marketing Digital, já deve ter se deparado com a frase: “O conteúdo é rei”!

Entendo perfeitamente a intenção de quem queria mostrar o valor deste elemento para a estratégia, mas não é exatamente assim. Para ele tenha relevância e alcance os resultados desejados, é preciso entender primeiro qual é a importância da persona para o negócio.

Você já ouviu sobre o conceito de persona? Sabe o que ele significa e por que é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing? Quer entender por que suas ações de marketing precisam ser focadas nela?

Então, não perca este post! Vou explicar este conceito e mostrar como colocar a persona no centro do seu negócio vai torná-lo muito mais lucrativo.

Quem, afinal, é a buyer persona?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o uso desse termo não começou com o Marketing Digital. Ele já existia no Marketing Tradicional.

O marketing define a persona como um personagem semi-fictício que retrata as características do seu público-alvo.

Ou seja: a persona não existe de forma literal. Porém, ela sintetiza as características do seu consumidor típico, tanto nos aspectos demográficos (faixa etária, localização, sexo, faixa de renda) quanto comportamentais (lugares que frequenta, interesses, canais em que consome conteúdo, dores, etc).

Em algumas publicações, você vai encontrar outro nome: buyer persona. A tradução literal é “pessoa que compra”, o que também pode ser entendido como o consumidor típico. Porém, trata-se do mesmo conceito.

Qual é a importância da persona para o negócio?

Em primeiro lugar, é para atender as necessidades desta persona que o seu negócio existe. Então, se ele não estiver alinhado aos desejos e expectativas deste grupo, sua empresa perderá espaço para a concorrência.

Mais que isso: sem entender exatamente quem é sua buyer persona, dificilmente você conseguirá uma ação de marketing realmente eficiente.

O que entendemos por uma ação de marketing eficiente? Trata-se daquela campanha que atinge o objetivo proposto com o mínimo de investimento possível.

Essa é uma das grandes vantagens que o Marketing Digital oferece: você pode direcionar a sua propaganda exatamente para quem tem chances maiores de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço, reduzindo seus custos.

Mas para que isso aconteça, é essencial conhecer em profundidade a sua buyer persona. Somente assim será possível:

  • direcionar a sua campanha para o público adequado;
  • oferecer o conteúdo que essas pessoas preferem consumir;
  • utilizar a linguagem, o formato e outras características que atraem esse grupo;
  • apelar para suas necessidades;
  • mostrar como seu serviço contribui para que elas alcancem seus objetivos;
  • efetuar suas vendas.

Por que focar suas campanhas de marketing na persona?

Para responder esta pergunta, precisamos considerar alguns fatos:

O cliente pouco se importa com o seu negócio

Se o público comprasse do seu negócio porque se importa com ele, bastaria abordá-lo mostrando as contas que você tem para pagar. Mas — aí vem a dose de verdade do dia — essa não é a realidade.

O que o seu público alvo quer, mesmo, é solucionar os próprios problemas. Veja os exemplos:

  • o jovem que entrou no mercado de trabalho quer aprender inglês para conquistar vagas que ele não consegue falando apenas português;
  • o gestor quer comprar um ERP para automatizar tarefas, deixar a administração do negócio eficiente e reduzir seus custos com a folha de pagamento;
  • os pais querem garantir que seus filhos recebam a melhor instrução e saiam da escola preparados para o vestibular e para o mercado de trabalho;
  • o filho adulto procura um day care para sua mãe idosa porque não considera seguro deixá-la sozinha durante o dia.

Poderíamos fazer uma lista interminável de motivos que levam as pessoas a consumirem. Independentemente da quantidade de itens, você perceberia que em todos eles as necessidades do cliente estão no centro dessa ação, não o seu negócio. Então, é essencial conhecê-las.

Seu negócio não pode perder dinheiro

A maior parte das campanhas de publicidade exige investimento. Desde ações simples como produzir folders, colocar uma faixa divulgando uma promoção ou veicular um anúncio na TV, é preciso desembolsar dinheiro.

Mas quando o empreendedor não conhece sua persona, ele pode perder dinheiro. Sem o foco adequado, a campanha usa o meio errado e uma linguagem equivocada para atingir um público que, de fato, não está interessado no produto.

Quando você conhece sua persona, é possível identificar:

  • onde ela consome informações: isso é fundamental para anunciar nos meios que ela utiliza, como redes sociais, blogs sobre temas de seu interesse, canais de vídeo etc, o que vai ajudá-lo a decidir o melhor meio para anunciar;
  • quais são as suas necessidades: saber o que o público espera do fornecedor é essencial para oferecer o serviço adequado e chamar a atenção com argumentos atrativos;
  • que formato de conteúdo prefere: é preciso saber o que a pessoa prefere consumir — textos, vídeos, imagens e infográficos, podcasts, e assim por diante para produzir peças adequadas;
  • que tipo de influências ela recebe: identificar quem exerce influência (familiares, grupo social, influenciadores) na decisão de compra ajuda a determinar as melhores estratégias para atingir a sua persona;
  • qual é a linguagem mais apropriada: esse fator extremamente importante depende das características do seu público-alvo e dos objetivos do seu negócio. Ele pode gerar credibilidade ou criar barreiras, o que exige uma grande atenção.

Portanto, conhecer a persona é o primeiro passo para planejar uma estratégia de Marketing de Conteúdo que atenda os seus objetivos. Desta forma, o seu investimento tem retorno garantido.

É uma forma de descobrir novas oportunidades

Na maior parte dos ramos de atuação, a concorrência é cruel. Existem muitos outros fornecedores oferecendo os mesmos produtos e serviços, algumas vezes de forma desleal.

Quando um empreendedor conhece, de fato, a sua persona, ele tem uma oportunidade incrível para explorar a fundo seus desejos e necessidades. Isso significa que ele tem a chance de aperfeiçoar seus serviços ou até mesmo desenvolver novos produtos e sair na dianteira do mercado.

Se você identificar uma necessidade que seus competidores não atendem, invista nessa possibilidade. É uma forma de estabelecer um diferencial competitivo importante e se destacar da concorrência.

Mesmo que eles queiram correr atrás do prejuízo depois, sua empresa já conquistou a preferência. Ela se mostrou antenada aos desejos do consumidor e ganhou credibilidade. Além disso, como você sabe, quem fica em segundo lugar é apenas o primeiro perdedor!

Portanto, entenda de uma vez por todas: o conteúdo NÃO é rei! Ele só tem a relevância necessária e atinge o resultado desejado quando a verdadeira majestade — sua persona — está no centro do seu negócio e do seu marketing.

E agora, entendeu qual é a importância da persona para o negócio? Achou o post interessante? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e mostrar que o seu negócio está comprometido em fazer do cliente o centro de suas atenções?