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Uma pergunta que ouço com frequência é: minha empresa realmente precisa de um blog? Como já disse aqui, cada negócio deve ter um pacote de soluções completamente personalizado, de acordo com suas características ou seu público.

Mas na maioria das vezes, a resposta é sim. Isso acontece porque a importância do conteúdo na estratégia de Marketing Digital é inquestionável e hoje vou explicar o porquê.

Na verdade, o conteúdo impulsiona a maior parte das estratégias de Marketing Digital. Ele é o motivo que faz o seu blog ou site ser encontrado, além de ser um bom motivo para estabelecer e manter um contato com o lead.

Quer saber como isso acontece? Então vamos ao texto e você vai entender o valor do bom Marketing de Conteúdo. Vamos lá?

1. O conteúdo faz o usuário encontrar a sua empresa

Como já falei em outro post, a princípio o usuário não está nem um pouco interessando na sua empresa. Tudo que ele quer é resolver seu próprio problema. Então, o que vai levá-lo à internet, na maioria das vezes, é a busca por uma solução.

Imagine, por exemplo, que a dona Maria tem problemas nas articulações. Você, por outro lado, é o proprietário de uma academia de musculação. Logo de cara, a dona Maria nem está pensando no seu negócio. O que ela quer é uma solução para suas dores.

Mas dona Maria é uma senhorinha muito antenada e adivinhe o que ela faz? Uma busca no Google para descobrir como acabar com a dor nas articulações.

Sabe qual é a única chance de chamar sua atenção? Publicar conteúdo sobre esse assunto.

Perceba: na maioria das vezes, seu conteúdo sequer vai falar sobre a própria academia, sobre exercícios, treinos e afins. Seu papel principal é responder sobre as dúvidas e problemas que as pessoas enfrentam.

Assim, a dona Maria lê o seu post sobre formas de evitar as dores nas articulações. Você vai falar sobre vários tópicos: alimentos que ela deve consumir ou evitar, a importância de espreguiçar e alongar, buscar um diagnóstico e claro, fazer um trabalho de fortalecimento muscular.

Viu? Você falou do problema da dona Maria e colocou ali uma pitadinha da sua solução: alongamento e fortalecimento muscular.

Mas não é só isso: seu texto tinha links para outros posts do seu blog que falam de problemas da terceira idade e sabe o que aconteceu? Ela passou vários minutos lendo suas páginas e achou seu site muito útil.

Portanto, o seu conteúdo é o responsável por fazer com que os usuários encontrem seu blog e gostem dele. Essa é a sua chance para iniciar um relacionamento com um possível consumidor.

2. O conteúdo alimenta o seu e-mail marketing

Vamos continuar falando da dona Maria. Já no contato inicial, ela gostou muito do seu blog. Achou informações úteis e confiáveis. Ela até ficou surpresa com o fato de que tinha uma academia tão preocupada assim com a saúde de pessoas da terceira idade.

Antes de sair do blog, uma caixa de mensagem se abriu. Nela, dona Maria leu que poderia continuar recebendo informações úteis em seu e-mail. Como ela gostou do conteúdo, inscreveu-se ali e tornou-se uma assinante da sua newsletter.

Isso significa que é hora de bombardear a dona Maria com promoções? De jeito nenhum? Lembre-se que ela se sentiu atraída pelo seu conteúdo. Para fortalecer esse relacionamento, essa é a isca que a empresa precisa oferecer.

Então, sua empresa vai desenvolver uma estratégia de e-mail marketing. Com seu público bem-segmentado, vai informá-la das novas publicações em seu blog.

Nesses e-mails, pode falar sobre a importância da atividade física para combater outros problemas comuns na terceira idade, por exemplo Inclua também conteúdo sobre outros hábitos saudáveis.

De repente, dona Maria começa a conhecer os benefícios do exercício e passa a sentir vontade de praticá-lo.

À medida que continua abrindo seus e-mails e clicando nos links para seus posts, você percebe que ela está cada dia mais propensa a se tornar uma cliente.

Percebe como o conteúdo é importante para envolver o lead em uma campanha de e-mail marketing? Aliás, ele é essencial!

À medida que dona Maria continua recebendo suas mensagens, é possível abordá-la com outras estratégias até trazê-la à sua academia!

3 . O conteúdo fornece material para as redes sociais

Quando um negócio fica apenas anunciando nas redes sociais ou publicando banners de promoções, as pessoas tendem a ignorar essas postagens.

Isso acontece porque, devido à grande exposição a propagandas na internet, as pessoas desenvolveram uma nova “síndrome” — trata-se da cegueira de banner.

É verdade! Essa cegueira existe mesmo e significa que as pessoas se tornam cada vez menos sensíveis à propaganda. Ok, parece que isso não vale muito quando aparecem aqueles quadradinhos com sapatos nas telas onde as mulheres estão navegando, mas é real.

Ou seja: nós estamos ensinando nossos olhos e cérebros a ignorar as propagandas e a prestarem atenção no que consideramos relevante. É por isso que a empresa que usa seu Facebook, Instagram ou qualquer outra rede para publicar banners está perdendo.

Como chamar a atenção do seu público? Com conteúdo relevante, que trate das necessidades da persona. Ele pode até não olhar o seu banner, mas vai parar para ler um post que fala sobre a solução de um problema importante para ele.

Dificilmente o jovem que acabou de entrar no mercado vai parar para ver um banner da promoção da escola de idiomas, mas provavelmente vai clicar para descobrir 5 dicas para aprender inglês por meio de séries.

É esse o tipo de conteúdo que gera visualizações, cliques, curtidas e compartilhamentos. Mais que isso, ele leva o usuário da internet para o seu blog, onde você terá a chance de transformá-lo em lead.

4. O conteúdo é uma estratégia escalável

Com quantos prospects o vendedor de uma empresa fala de cada vez? Provavelmente com um ou, no caso de uma reunião, com alguns. Isso não acontece com o seu blog. Ele pode falar com dezenas, centenas ou milhares de pessoas no mesmo instante.

No minuto em que eu estou publicando este post, por exemplo, existem 24 pessoas lendo o blog de um dos meus clientes, a Clínica & SPA Vida Natural. O Google Analytics mostra essas visitas em tempo real:

A cada mês, este site recebe, em média, 140 mil visitas. Devido ao funil de vendas, logicamente nem todas as pessoas se tornam clientes, ainda mais por ser uma instituição que vende serviços com um ticket médio alto.

No entanto, uma parte desses leitores se tornam clientes. E não só isso. Eles indicam o conteúdo para seus amigos e familiares, multiplicando as vendas.

Esse é um dos motivos que faz do Marketing de Conteúdo uma das estratégias mais eficazes. Ele trabalha para a sua empresa no sistema 24/7, incansavelmente, e é capaz de alcançar um número infinito de pessoas.

5. O conteúdo facilita o contato telefônico

Você deve estar se perguntando: mas se estamos falando de Marketing Digital, por que preciso de contato telefônico?

Em primeiro lugar, como empresário, é importante que saiba que hoje os consumidores transitam entre o on-line e off-line. Por isso, sua empresa deve estar preparada para “atacar” em todas as frentes.

Além disso, existem produtos com vendas bem menos complexas. Quando o consumidor entra em um e-commerce, por exemplo, ele tende a olhar o produto, comparar com outras opções e comprar. Simples assim.

Porém, pela minha experiência, existem outros produtos ou serviços que envolvem uma venda complexa.

Isso se acentua quando o ticket médio é alto, envolve um contrato de médio ou longo prazo ou se trata de algo que impacta em bens (tangíveis e intangíveis) muito importantes para a pessoa.

Assim, se o objetivo é comprar uma casa, que é um investimento de valor alto, provavelmente a pessoa vai querer o contato com o corretor, visitar o imóvel pessoalmente e se certificar de que a empresa é idônea, que a documentação está correta… É uma venda complexa.

O mesmo acontece com serviços de saúde. Se a vida da família pode estar em jogo e ser prejudicada pelo mau atendimento de um convênio, por exemplo, ou pela falta de cobertura de determinados procedimentos, dificilmente a pessoa comprará sem esse contato mais próximo.

Também já vi essa necessidade de contato em serviços de educação, compras corporativas e inúmeros outros exemplos de vendas complexas.

Aliás, o marketing e as vendas precisam andar de mãos dadas — é o chamado Vendarketing. E o conteúdo vai ajudá-lo nisso.

Muitas pessoas se perguntam, na hora que recebem a ligação de um vendedor ou operador de telemarketing ativo: “onde essa pessoa conseguiu o meu número”? “Qual é o motivo dessa ligação”? “Quem disse que eu estou interessado nesse produto ou serviço”?

Por isso, na maioria das vezes, nos sentimos invadidos e incomodados por esse tipo de abordagem e damos um jeitinho de dispensar delicadamente — ou não — a pessoa que está do outro lado da linha.

O Marketing de Conteúdo acaba com esse problema. Em primeiro lugar, o vendedor só vai abordar os leads que já demonstraram interesse no produto e que estão mais adiantados no funil de vendas. Pode-se até criar gatilhos que levam a pessoa a solicitar esse contato.

Outro ponto importante é que o lead não receberá uma ligação “do além”. Ele será abordado da maneira correta: aqui é fulano, da empresa tal.

Percebemos que o senhor é um assinante da nossa newsletter e preencheu um formulário solicitando informações ou uma demonstração sobre o produto X. A partir daí, ele começa a conversa. Viu como simplifica?

Lembre-se sempre de que, no Brasil, estamos sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados — a LGPD. Portanto, comprar uma série de números de telefones aleatórios de pessoas físicas, além de não dar muito resultado, pode gerar sanções.

Como você pode ver, o conteúdo é essencial para o sucesso do Marketing Digital. Ele impulsiona todas as outras ações, chama a atenção do usuário, conduz o lead pelas etapas do funil de vendas, facilita contato e deixa o consumidor prontinho para fechar o negócio.

E agora, entendeu qual é a importância do conteúdo na estratégia de Marketing Digital? Ainda está em dúvida se vale a pena investir nesse método para conquistar clientes e aumentar suas vendas? Então continue no blog e leia nosso post sobre o assunto. Não deixe de conferir!